Aqui você encontra orientações de profissionais para trazer o seu negócio para a ZISPOA.

Vamos atualizando como aproveitar melhor redução de impostos na região e outras dicas bem legais!

DICAS DE CONTABILIDADE:

 

O que é necessário para abertura de uma empresa?

 

1) Definição das atividades fiscais da empresa (Cnaes) – Nesta etapa deve identificar os códigos de atividades econômicas e fiscais que a empresa irá desenvolver. Estas atividades podem ser encontradas no seguinte link: http://www.cnae.ibge.gov.br/

 

2) Formalização do Contrato Social – nesta etapa o empreendedor informa o tipo de empresa que ele irá constituir. Se a empresa será individual, apenas ele como sócio e empresário ou se a empresa será de tipo Ltda, isto é, terá mais de 1 sócio; Nesta etapa também definisse informações de valor e distribuição de capital social, endereço da empresa, atividades/objeto social; Dados pessoais dos sócios.

 

3) Encaminhamento na Junta Comercial – após obtenção de todos os documentos para constituição eles devem ser encaminhados à junta comercial. O Prazo para aprovação e obtenção do CNPJ da empresa é de 10 dias úteis após o protocolo realizado na Junta Comercial. As taxas para abertura de empresa cobradas pela Junta Comercial são de R$ 150,00 para empresas Ltda e de R$ - Mais informações: http://www.jucergs.rs.gov.br/index.asp

 

4) Abertura de Alvará de funcionamento/ponto de referência – Os procedimentos para obtenção do alvará de funcionamento dependerá do tipo de estabelecimento que a empresa terá. Exemplos: Sala Comercial, Loja Física, Pavilhão de Indústria. Você pode consultar a viabilidade do seu estabelecimento através do seguinte link: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smic/default.php?p_secao=289

 

5) Confecção da Nota Fiscal – Esta etapa consiste em confeccionar as notas fiscais para o faturamento da empresa. A Nota Fiscal é solicitada nos seguintes órgãos: Sefaz – RS para emissão de notas fiscais de comércio e indústria e na Prefeitura Municipal de Porto Alegre para notas fiscais de prestação de serviços. Ambas são solicitadas através do documento chamado AIDF – Autorização de Impressão de Documentos Fiscais.

 

6) Abertura de Conta Bancária – Pessoa Jurídica – É importante a empresa abrir uma conta pessoa jurídica para as suas operações de entradas e saídas, pois não se recomenda utilizar a conta pessoa física para estas demandas.

 

7) Definição do Tipo de Tributação – Nesta etapa é definido de acordo com o tipo de empresa e faturamento em qual tipo de tributação a empresa irá enquadra-se. 90% das empresas de pequeno porte são enquadradas no Simples Nacional – Sistema Simplificado de Tributos, onde os impostos são mais em conta. Mas essa definição deve ser analisada junto do Contador. Os tipos de tributação são: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

 

Todo esse processo deve ser realizado junto com a assessoria de um escritório de contabilidade de sua confiança.

 

Essas são dicas da BAZ - Negócios de A a Z - http://baz.com.br - empresa de contabilidade e gestão financeira que integra a ZISPOA

6 DICAS SUSTENTÁVEIS PARA O SEU NEGÓCIO:

 

1) Se você vai comprar ou mandar fazer seus móveis utilize móveis de madeira de demolição ou de mdf reciclado, temos marceneiros especializados em móveis de demolição dentro da ZISPOA!

2) Para a iluminação é claro que as lâmpadas mais econômicas e duradouras são as de LED. Atualmente já existem diferentes formatos de LED para se adaptar ao seu projeto, podem ser dimirizáveis e emitir luz branca e amarela também. Mas fique ligado,  não Brasil poucas marcas passaram nos testes de eficiência da Proteste.

3) Para economizar ainda mais considere dispositivos de monitoramento inteligentes, como iluminação através de sensores de presença e torneiras temporizadas ou automáticas com sensor.

4) Evite a produção de lixo:

recuse embalagens, use ecobags, evite todo o tipo de materiais descartáveis (como copos, pratos e talheres de plástico), que apesar da conveniência e praticidade do uso,  geram um enorme consumo de recursos desde a produção ao descarte. Opte por artigos de vidro, cerâmica, bambú,  em detrimento do uso de plástico, você economiza por ter utensílios mais duradouros e ajuda o planeta; Para mais detalhes sobre a separação do lixo e como proceder recomendo o site do DMLU que é realmente ótimo e bastante completo.

 

5) Etiquete suas lixeiras com imagens dos materiais adequados a serem postos ali, facilitando a prática da separação dos resíduos e a sua reciclagem. A linguagem visual é sempre uma opção amigável e incentiva um descarte correto sem sofrimento;

6) Compostagem! Perdendo o preconceito com a compostagem em 3, 2, 1... A compostagem doméstica é uma técnica de reciclagem de lixo orgânico ao alcance de todos, não tem cheiro ruim e pode até ser feita em espaços mais fechados desde que bem arejados. Você joga seu lixo orgânico ali e dentro de pouco tempo obtem adubo para suas plantas. Pra quem se interessar, olha que legal esse manual da Morada da Floresta.

 

Essas são algumas dicas da Lilian Knijnik da consultoria em sustentabilidade Ksustentável - www.ksustentavel.com

Relato de Thais Dalcinm sobre a escolha de abrir o seu negócio dentro da Zona de Inovação Sustentável.

 

“ Fazer parte da ZISPOA oferece diversas vantagens ao meu negócio. Primeiramente, pela localização, por estar em uma região acessível de diversos pontos da cidade e com um custo relativamente menor do que outras áreas. Mas a principal vantagem eu diria que são as pessoas que fazem parte da ZISPOA, por oferecerem serviços essenciais ao meu negócio e por terem uma energia positiva que contribui para o crescimento de todos! Tenho escritório de contabilidade, fornecedores de produtos, serviços em geral, o Paralelo Vivo que é um Hub de inovação e sustentabilidade, tudo em um raio de 500 metros do meu negócio. Além disso, forma-se uma rede de confiança, em que podemos contar com as pessoas para trocar experiências, solucionar problemas e criar novas ideias em conjunto”.

Thaís Dalcin é sócia proprietária da Chave-Mestra. A Chave-Mestra é uma nova experiência em entretenimento e desenvolvimento de equipes. https://chavemestra.net/