Projetos

Só pensar não adianta. A ZISPOA é focada em ações. Conheça abaixo alguns dos nossos mais recentes projetos.
POA Solar

O Grupo POA Solar está trabalhando para promover a energia solar, energias renováveis e eficiência energética na ZISPOA através de ações educativas e da realização de projetos. O grupo ajudou o Professor Luis Felipe Nascimento e seus alunos da Escola de Administração da UFRGS a instalar o primeiro poste solar para carregamento de smartphones e outros dispositivos da Universidade, , em parceria com a Elysia Energia Solar. Atualmente, o grupo está trabalhando com a Young Energy na colocação de painéis solares na Escola Estadual Anne Frank, no Bom Fim e com o vereador André Carus e com a Camara Municipal de Porto Alegre para acelerar permissões, licenças e outros incentivos às instalações de energia solar na ZISPOA. Este grupo está aberto a novos membros.  

ZISPOA Amigável a Bicicletas

O grupo de projeto ZISPOA Amigável a Bicicletas está trabalhando para transformar a ZISPOA no melhor lugar para se andar de bicicleta na América Latina. Atualmente o grupo trabalha em parceria com a Mobicidade, com o Vereador Marcelo Sgarbossa e com outros parceiros na promoção de paraciclos, parklets, compartilhamento de bicicletas e implementação de novas ciclovias na ZISPOA. Em outrubro de 2017, o grupo organizou o primeiro festival bike-friendly da ZISPOA e o desafio 7 Day Challenge, ambos como parte da Semana de Inovação Suécia Brasil. Além disso, as ações que o grupo apoia incluem: compartilhamento de bicicletas, possibilidades seguras de estacionamento de bicicletas, ciclovias, parklets, bicicletas elétricas, estações solares de recarga para bicicletas elétricas, eventos ciclísticos, como o Pedal das Gurias e o ZISPOA bike-friendly festival, seminários sobre bicicletas, implementação de suportes para bicicletas em ônibus e veículos compartilhados, divulgação de boas práticas, como, por exemplo, a lavagem sustentável de bicicletas na Vila Velô e muito mais! Este grupo está aberto a novos membros.

Professores Conselheiros da ZISPOA (ZISProf)

O grupo de Professores Conselheiros da ZISPOA consiste em uma rede de mais de 150 professores da UFRGS, UFCSPA, PUCRS, Unisinos, UniRitter, Feevale, IFRS, FADERGS, IPA, ESPM, FACTUM, IMED, FGV,  e outras universidades da região metropolitana de Porto Alegre. Estes professores oferecem aos seus estudantes a oportunidade de trabalharem em projetos relacionados à ZISPOA, tanto em sala de aula, como em projetos de pesquisa. Os professores são os responsáveis por fornecer a liderança em inovação sustentável no ensino de níviel superior. Este grupo está aberto a novos membros. 

ZUNI - ZISPOA nas universidades

O projeto ZISPOA nas Universidades (ZUNI) tem como objetivo o incentivo à uma aplicação mais prática e direcionada dos conhecimentos trabalhados em sala de aula ao longo do semestre acadêmico. Para isso, visa formar parcerias com professores universitários e respectivos alunos que tenham interesse em se envolver com projetos reais de sustentabilidade relacionados à ZISPOA, utilizando-a como base para desenvolvimento de seus projetos e ajudando, assim, a atingir a meta de transformar a região da Zona de Inovação Sustentável no lugar mais sustentável e inovador da América Latina até 2020.

Recentemente, o grupo foi premiado no evento Pitch Your Business da PSJúnior. Além disso, no dia 15 de dezembro de 2016, o grupo organizou a primeira reunião dos Professores Conselheiros da ZISPOA (ZISProf).

Se você é professor ou estudante universitário e tem interesse em levar a inovação sustentável para dentro de uma ou mais disciplinas de seu curso, entre em contato conosco: zis.poa@gmail.com

Projeto ZISPOA na UFRGS

O Projeto ZISPOA na UFRGS localiza-se na Escola de Engenharia junto ao grupo GRID, na sala 307 do Prédio Centenário no Campus do Centro. O Projeto ZISPOA coordena iniciativas de pesquisa, e educação, além de ações que encorajam a inovação sustentável na UFRGS, incluindo a organização do Urban Thinkers Campus da ONU, realizado de 10 a 12 de novembro de 2017. Este grupo está aberto a novos membros.

Inovação e Tecnologia

O grupo de projeto de Inovação e Tecnologia ajudou a popularizar as “árvores solares” em Porto Alegre, a promover a estação de recarga de carros elétricos do Shopping Total, e a mapear a capacidade solar da ZISPOA, junto com a RENOVA, empresa júnior da UFRGS composta por estudantes de engenharia de energia. O grupo também colaborou com integrantes do grupo de Gestão Participativa Comunitária no mapeamento da ZISPOA para facilitar a expanção o uso de energias renováveis e a prática de reciclagem.

ZISChallenge

O grupo de projeto Empreendedorismo e Startups está trabalhando na promoção do ZISchallenge - Co-criação entre Empresas Juniores e Startups, um evento de duração de dois dias, num modelo estilo hackathon e workshop de co-criação, unindo empresas juniores da UFRGS e startups (incubadas na UFRGS ou ZISPOA), trabalhando em equipes multidisciplinares. Objetivo é praticar a colaboração e propor soluções inovadoras e sustentáveis para os problemas das startups. Haverá premiação para a melhor Solução, eleita por todos envolvidos no evento. 

O grupo de projeto também colabora com a UFRGS e a AIESEC para fortalecer as conexões globais da ZISPOA e está organizando um evento TEDx na UFRGS.

Sustentabilidade e Eficiência de Recursos

O grupo de projeto Sustentabilidade e Eficiência de Recursos trabalhou com o DMLU e várias startups da ZISPOA (Re-ciclo, Horteria, Corpo com Equilíbrio, Green is Great, AQP Brasil) para criar o Espaço Floresta, uma horta e centro de compostagem comunitário. O Espaço continua sendo desenvolvido e novas hortas estão sendo planejadas em novos locais, como o Shopping Total e outros pontos da ZISPOA. Este grupo de projeto também organizou a série de eventos Conexões Sustentáveis em parceria com a Net Impact. O grupo também promoveu estudos sobre Permacultura.

Criatividade e Colaboração

O grupo de projeto Criatividade e Colaboração organizou o primeiro Festival Anual da ZISPOA no Vila Flores, contando com mais de 400 participantes. Este evento, realizado no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho, 2016), homenageou o porto alegrense José Lutzenberger, ambientalista reconhecido internacionalmente . Este grupo de projeto também colaborou com a UPSS, uma start up da ZISPOA, no Blog Sustentável Miudinho.

Gestão Participativa Comunitária

O grupo de projeto Gestão Participativa Comunitária trabalhou em parceria com GeoSUMR no geomapeamento e geodesign da ZISPOA, incluindo a compilação de dados abertos e análises, e mapeamento cidadão. Dentre os parceiros locais, destacam-se UFRGS, Porto Alegre Resiliente e Natureza Digital. Entre os parceiros internacionais, Esri Ecocity Builders e Global Urban Development (GUD). 

Ambiente Amigável aos Negócios

O grupo de projeto Ambiente Amigável aos Negócios tem o objetivo de promover iniciativas voltadas ao empreendedorismo, atrair empresas inovadoras para a região e estimular um modo de operação mais sustentável. Colaborando com professores e estudantes da UFRGS, contribuiu para o sucesso das empresas e startups da ZISPOA. No dia 01 de dezembro de 2016 ocorreu a primeira Oficina Colaborativa de Negócios ZISPOA no Paralelo Vivo, focada no tema planejamento estratégico, e contou com a participação de diversas empresas. 

Lixo Zero

O Projeto Lixo Zero possibilitará que a ZISPOA torne-se um Distrito Lixo Zero, identificando fluxos de resíduos atuais que podem ser reutilizados ou reciclados, reduzindo o desperdício ao conservar e renovar recursos, trabalhando com escolas para educar crianças e jovens sobre o Lixo Zero e encorajando as melhores práticas nas escolas; colaborando com estudantes e professores universitários para incentivar pesquisas e ações que levem a redução do lixo e estimulem a reciclagem, trabalhando com a Virada Sustentável para organizar eventos Lixo Zero e muitas outras atividades.