Perguntas Frequentes

O que é a ZISPOA?

A ZISPOA é um movimento cidadão independente que trabalha para transformar partes dos bairros Azenha, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Rio Branco, Santa Cecília e Santana no lugar mais sustentável e inovador da América Latina até 2025. A ZISPOA se baseia na combinação dinâmica e interativa de seis elementos principais: Inovação e Tecnologia, Empreendedorismo e Startups, Sustentabilidade e Eficiência de Recursos, Criatividade e Colaboração, Gestão Participativa Comunitária, e Ambiente Amigável aos Negócios.

 

Os três principais centros da ZISPOA para encontros, eventos e cursos são o Projeto ZISPOA na UFRGS, Campus Centro, Escola de Engenharia, GRID, sala 307, prédio Centenário, Praça Argentina, 9; a Casa das Cidades, na Rua Santa Terezinha, 35; e o UFO Space/Plaza São Rafael, na Avenida Alberto Bins, 514. Ambos servem como hubs, coworking e espaços de criação para Startups, contribuindo com o ecossistema de inovação sustentável para negócios e organizações na ZISPOA. Além disso, há uma série de outras instituições engajadas com a ZISPOA, casas colaborativas, coworkings e espaços de criação, tais como  Vila Flores, Nós Coworking, Casa Cultural Tony Petzhold, Órbita Coworking, Casa Guandu, CC100, Marquise 51 Hub Criativo, Distrito Empreendedor, Galpao Makers e TransLab. Mais de 50 startups estão ativamente envolvidas na ZISPOA, juntamente com inúmeros grupos de ação social e sustentável.

Onde é a ZISPOA é por quê?

Como pode ser visto no mapa, a ZISPOA está localizada em partes dos bairros Azenha, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Rio Branco, Santa Cecília e Santana. Essa área foi escolhida em razão das crescentes iniciativas de incentivo à inovação, criatividade, colaboração e ao empreendedorismo, incluindo startups, negócios locais e organizações sociais.


No início de setembro de 2015, o Paralelo Vivo e a ZISPOA ajudaram a fortalecer estes movimentos, enfatizando o foco na inovação sustentável, eficiência do uso de recursos e tecnologias verdes para a zona. Além disso, esta região foi escolhida pela característica de seus edifícios históricos, de seu  espírito vibrante de comunidade e sua cultura favorável a negócios.


A ZISPOA está localizada em uma área privilegiada de Porto Alegre, com fácil acesso ao transporte local e metropolitano (rodoviária e Trensurb). A ZISPOA está a distâncias caminháveis do Centro Histórico e dos bairros Cidade Baixa e Moinhos de Vento. Também, engloba importantes instituições dentro de seus limites, como Shopping Total, UFRGS, UFCSPA, grandes hospitais, empresas, escolas, igrejas e muitos outros. 
 

Há algo similar à ZISPOA?

A abordagem específica da ZISPOA – a combinação dos seis elementos com foco em sustentabilidade, juntamente com o empoderamento cidadão da base para o topo – é única. A ZISPOA é a primeira Zona de Inovação Sustentável do mundo. Contudo, a ZISPOA está aplicando lições de inspiradores exemplos internacionais de desenvolvimento comunitário sustentável e de transformação urbana, incluindo Barcelona, Berkeley, Brooklyn, Friburgo, Londres (Tech City), Portland (EcoDistricts), São Francisco, Stocolmo, Amsterdam, e Washington DC (NoMa). Estamos aprendendo com estas e outras cidades e elas conosco. Temos a expectativa de que o modelo ZIS se expalhará de Porto Alegre para outras cidades do Rio Grande do Sul, do Brasil, pela América Latina e ao redor do mundo pelos próximos 15 anos.

Quais os objetivos da ZISPOA?

O objetivo geral da ZISPOA é tornar-se o lugar mais sustentável e inovador da América Latina até dezembro de 2025, servindo como inspiração, catalisador e modelo para que todo o estado do Rio Grande do Sul se torne o lugar mais sustentável e inovador da América Latina até 2030.

Além disso, a ZISPOA tem cinco objetivos específicos até 2025: tornar-se o lugar mais Alimentado por Energia Solar; mais Eficiente Energeticamente; mais Conectado Digitalmente; mais Amigável a Tecnologias Renováveis; e mais Amigável a Bicicletas da América Latina.

Quem está envolvido?

Centenas de pessoas e inúmeras startups estão envolvidas com a ZISPOA. Damos boas vindas a todos que quiserem participar – cidadãos, famílias, comunidades, organizações, empresas, universidades, governos – como sendo o melhor caminho para a ZISPOA se tornar o lugar mais sustentável e inovador da América Latina até 2025, e para Porto Alegre o Rio Grande do Sul se tornarem o lugar mais sustentável e inovador da América Latina até 2030.

Quem pode participar e como?

Qualquer pessoa pode participar, seja nas segundas-feiras à noite nos Zistalks ou Reunião de Stakeholders, nos Green Drinks, nos seminários Conexões Sustentáveis, nos cursos da ZISPOA e Next Citzens ou qualquer uma de nossas demais atividades. Além disso é possível se integrar em projetos ou criar o seu próprio projeto.

A ZISPOA financia seus projetos?

Cada projeto se responsabiliza por arrecadar seus próprios recursos conforme necessário, e a ZISPOA ajuda divulgar e criar conexões. Nossos recursos mais valiosos são as pessoas que participam e colaboram voluntariamente. Voluntários coordenam e mantém a ZISPOA, com pequenas contribuições/doações ocasionais para eventos e atividades.

Por que este movimento importa?

A ZISPOA é um experimento em Inovação Sustentável e Prosperidade Inclusiva que busca apresentar um caminho melhor para Porto Alegre, o Rio Grande do Sul, a América Latina e para o mundo todo, para que as pessoas de todas as partes possam crescer em paz umas com as outras e em paz com a natureza. Pessoalmente, é muito divertido e enriquecedor, tanto socialmente quanto culturalmente. Profissionalmente tem grande valor, tanto econômico quanto ambiental.