Elementos

Somos apaixonados por sustentabilidade.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Este elemento tem como foco o papel da inovação e da tecnologia no desenvolvimento e aprimoramento da sustentabilidade e da eficiência na utilização de recursos tanto nos negócios quanto no dia-a-dia. Um bom exemplo é o da energia solar gerada por células fotovoltaicas. Uma grande descoberta nas décadas de 1960 e 70, através de contínua inovação as células tornaram-se muito mais eficientes em termos de custo e de capacidade de geração de energia. Inovações posteriores em aspectos como a capacidade de estocagem das baterias, aumento da eficiência, experimentações com novos materiais mais leves e sustentáveis, redução dos custos de produção, elaboração de produtos mais atrativos, criação de novos mecanismos de suporte financeiro (como Elon Musk tem feito com a Solar City), e muitos outros, irão possibilitar que a energia solar torne-se muito mais barata e dissemine sua utilização e seus impactos. Este mesmo tipo de abordagem pode ser aplicada a centenas de outras inovações e tecnologias, tornando nosso planeta mais saudável, sustentável e próspero para as próximas gerações. Na ZISPOA, projetos como a promoção de árvores solares, mapeamento de capacidade solar e a criação de uma estação de recarga alimentada por energia solar para carros elétricos compartilhados (em colaboração com o governo da Suécia) são boas referências de uma abordagem que enfatiza o elemento de Tecnologia e Inovação.

EMPREENDEDORISMO E STARTUPS

O foco deste elemento é promover uma cultura empreendedora em termos de disposição ao risco e de entusiasmo em se engajar em ações específicas, desenvolvendo startups e assim disponibilizando uma ampla gama de produtos e serviços pensados para incorporar soluções sustentáveis e eficientes aos negócios, mas também disponíveis para a sociedade, aplicando Inovação e Tecnologia. A visão e a energia do crescente movimento de Empreendedorismo e Startups em Porto Alegre, incluindo espaços de coworking, hubs de startups, espaços de criação e casas colaborativas, é um recurso econômico e intelectual vital no sentido de possibilitar que a ZISPOA torne-se o lugar mais inovador e sustentável da América Latina. O Hub de Inovação Sustentável Paralelo Vivo e a ZISPOA foram criados para apoiar a expansão de centenas de startups voltadas a negócios  verdes , criando produtos, serviços e processos produtivos sustentáveis. Muitas das atividades do ZISPOA tem este valor em especial no centro de seu planejamento, incluindo projetos atrelados a Empresas Juniores, professores e estudantes universitários e outras organizações que oferecem mentoria estratégica e aconselhamento técnico para negócios da ZISPOA.

SUSTENTABILIDADE E
EFICIÊNCIA DE RECURSOS

Este elemento é o coração da ZISPOA: encontrar novas e melhores formas para conservar e reutilizar os recursos de forma mais eficiente, especificamente recursos renováveis; propondo mais harmonia e equilíbrio com os ciclos naturais dos ecossistemas. As atividades alinhadas a este elemento variam desde encorajar a proposta de Lixo Zero, tanto no consumo quanto na produção, até a redução da emissão de gases de efeito estufa e a expansão da geração e distribuição de energia sustentável, entre muitos outros. Projetos da ZISPOA como o Espaço Floresta e a Re-ciclo, que apoiam a compostagem de resíduos para colaborar com a produção de alimentos e com a redução de terrenos baldios, são exemplos desta abordagem, assim como muitas startups que promovem alimentação orgânica e estilos de vida mais saudáveis, incluindo o ciclismo. Em outubro de 2016, a ZISPOA colaborou com o governo da Suécia e o Nós Coworking para organizar seminários e palestras para a Semana de Inovação Brasil-Suécia sobre os temas de Cidades Sustentáveis, Mobilidade Sustentável e Lixo Zero, entendendo que a educação é um componente crítico para a Sustentabilidade e Eficiência de Recursos.

COLABORAÇÃO
E CRIATIVIDADE

Este elemento reconhece a importância vital das abordagens de economia compartilhada e colaborativa para o desenvolvimento de negócios e comunidades, tanto quanto os valores de Inovação Sustentável. Da mesma forma, criatividade nos negócios e nas ações diárias como um todo é essencial para o sucesso futuro da Inovação Sustentável. Os bairros da ZISPOA – Independência e Floresta – estão entre os principais centros de Porto Alegre no que tange a negócios e eventos de economia criativa, incluindo o Distrito Criativo e o Boutique Hostel. A ZISPOA é também uma região chave para casas colaborativas como Vila Flores, Marquise 51 Hub Criativo, Casa Cultural Tony Petzhold, Nós Coworking, CC100, Galpão Makers e Paralelo Vivo. O festival do Dia Mundial do Meio Ambiente da ZISPOA em junho de 2016 no Vila Flores pontuou fortemente a criatividade e a colaboração, assim como fará a celebração da Virada Sustentável em abril de 2017 ainda de forma mais intensa, incluindo o ZISGrafite e muitas outras atividades.

GESTÃO PARTICIPATIVA 
COMUNITÁRIA

Este elemento foca no importante papel da participação da sociedade e do setor privado em possibilitar que a ZISPOA se torne o lugar mais inovador e sustentável da América Latina. Envolver negócios e trabalhadores, residentes e visitantes, no processo de transformar as comunidades de uma forma contínua e bem organizada é necessário para sustentar de forma colaborativa esta transição tão ambiciosa e abrangente. Um dos principais projetos da ZISPOA, o GeoSUMR (Geoinformation for Sustainable Urban Management and Resilience), envolve um contato extensivo de pesquisa e avaliação, coleta de dados e análise de tendências demográficas e fluxos de recursos, geodesign digital, dados abertos, e muitos outros métodos para entender melhor e ativamente agir junto a importantes atores comunitários. A ZISPOA está em parceria no projeto GeoSUMR com várias organizações e negócios, tanto locais como o Porto Alegre Resiliente (representando a prefeitura) e a UFRGS, quanto internacionais  como  a Ecocity Builders, o Environmental Systems Research Institute (Esri), o World Council on City Data e o governo do Estados Unidos. A ZISPOA busca criar um Distrito de Desenvolvimento de Negócios (Business Improvement District – BID), como um modelo internacional de gestão e participação comunitária,e está trabalhando com a Association of Town and City Management do Reino Unido para aprender com seus exemplos de sucesso e as melhores práticas em BID’s em outros países.

AMBIENTE AMIGÁVEL 
AOS NEGÓCIOS

Este elemento tem como foco o apoio e o fortalecimento do empreendedorismo e startups na ZISPOA, tanto para novos negócios quanto para empresas já consolidadas, em termos de melhorar a exposição aos mercados, disponibilidade de recursos, linhas de suprimento, e muitos outros aspectos que dão viabilidade a negócios em desenvolvimento, gerando mais negócios, empregos e renda. Além disso, este elemento busca remover barreiras regulatórias excessivamente burocráticas ao crescimento e sucesso empresariais. A ZISPOA busca disponibilizar às lideranças da cidade e do estado alternativas para alavancar  startups, produtos e serviços de Inovação Sustentável através da criação de um Ambiente mais Amigável aos Negócios, envolvendo o governo, empresas e a sociedade. Projetos da ZISPOA enfatizam o apoio para o crescimento sustentável e inovador dos negócios através de mentorias estratégicas, aconselhamento técnico, criação de network, promoção no mercado, e outros serviços necessários, incluindo Empresas Juniores, professores universitários e alunos, e outras organizações. Além disso, a ZISPOA está trabalhando para expandir os benefícios do 4º Distrito oferecidos pela prefeitura para ajudar a gerar mais investimentos em tecnologias em Inovação Sustentável, e para informar os negócios locais sobre estas novas oportunidades.

Parceiros: